Ferroviária recebe selo “Clube Formador”

Na noite desta quarta-feira (19), no Auditório da Uniara, aconteceu a cerimônia de entrega do selo “Clube Formador” à Associação Ferroviária de Esportes – um título reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos clubes formadores de atletas – que foi acompanhando por dirigentes das equipes femininas e masculinas,  atletas, patrocinadores, jornalistas, representantes da torcida organizada “Coração Grená” e torcedores em geral.

Na mesa de honra da cerimônia estavam o presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo, o prefeito da cidade Edinho Silva, o presidente da Câmara Jeferson Yashuda, o presidente da Federação Paulista de Futebol Reinaldo Carneiro Bastos, Dr. Luís Roberto de Moura Neves (vice-presidente da Ferroviária e diretor financeiro da Unimed Araraquara), Mauro Silva (ex-jogador da Seleção Brasileira e chefe do Departamento de Integração com Atletas da FPF), Coronel Isidro Suita Martinez (vice-Presidente do Departamento de Infraestrutura de Estádios da FPF) e Fernando Rugno (representante da Uniara).

Ao todo, somente 39 clubes profissionais dos 662 do Brasil possuem o selo. No Estado de São Paulo, são 14 clubes dos 192 filiados à Federação Paulista (FPF).

Sobre o Selo

A Ferroviária recebe o Selo, categoria B, válido por um ano, pois atendeu parte das exigências cumpridas. Recebe o Selo A, a equipe que atende todas as exigências, ou seja, a agremiação tem que atender uma série de exigências, como por exemplo, comprovar a participação em competições oficiais, fornecer detalhadamente programações de treino, além de proporcionar assistência aos atletas, tanto médica, quanto educacional.).

O selo é uma das principais formas de proteção que os clubes brasileiros têm para segurar seus talentos é o certificado de formador, regulamentado pela CBF em 2012. Quem possui este selo, além de receber porcentagens em futuras negociações de seus ex-jogadores, tem a garantia de que um atleta entre 14 e 16 anos só pode sair mediante indenização. É algo que faz parte da realidade dos principais clubes do Brasil, mas que atualmente apenas alguns deles possuem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s