Festival de dança acontece em setembro

A 17ª edição do Festival de Dança de Araraquara está previsto para acontecer entre os dias 9 e 17 de setembro, em diversos espaços da cidade. A organização do evento terá a bailarina Profª Drª Gilsamara Moura como curadora.

Gilsamara Moura, que foi presidente da Fundart e idealizadora do festival nas suas primeiras oito edições, retorna para potencializar as ações do evento. Professora do mestrado em Dança e doutorado em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, a bailarina já tem desenhado todo o formato do festival, a fim de retomar a notoriedade do evento.

A curadora propõe uma programação que conte com um eixo de formação em artes para docentes das academias, das Oficinas Culturais, EMD – entre outros interessados em geral. “Proponho uma semana com todas as manhãs de formação e confraternização entre os profissionais. Serão 40 horas de curso, com certificação pela Universidade Federal da Bahia”, aponta.

Com a temática “Cultura Afro-Indígena”, a curadora espera enfatizar a Cultura Popular e a Contemporânea na formação. “Contaremos com dois mestres que nortearão essa formação”, diz referindo-se aos professores da UFBA que foram convidados para o evento. “Eles farão o eixo do trabalho com a temática da Arte, e não especificamente da Dança. Assim, a proposta atende mais pessoas: queremos unir a agregar educadores e interessados das variadas linguagens artísticas”, justifica.

Além da formação no período da manhã, o plano contará com oficinas de dança no período da tarde e apresentações artísticas à noite. A programação vem sendo elaborada e já há alguns nomes e ideias propostos, que devem ser divulgados em breve. Sabe-se que um cortejo, com tambores e cordas, deverá ser produzido, com a participação popular, para a abertura do festival (caberá a participação espontânea dos artistas da cidade, integrando bailarinos, músicos, atores e artistas visuais). Mostra das academias, de vídeo dança, assim como uma noite com apresentações de artistas e grupos independentes e uma festa comemorativa também devem integrar o programa.

Com realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, o Festival contará com o apoio dos parceiros Sesc Araraquara e SESI Araraquara e terá todas as atividades gratuitas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s