Jogos Abertos do Idoso em Sertãozinho

Nos mesmos moldes de disputas dos Jogos Regionais, o JORI está acontecendo em oito regiões esportivas do Estado no período de 30 de maio a 24 de setembro e valerá classificação para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), que acontecerão entre os dias 18 e 22 de outubro, em Sertãozinho.

A 21ª edição deve reunir mais 14 mil atletas nas oito etapas regionais. O evento é realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e com as prefeituras das cidades-sede.

Além de Americana, Lins, São Sebastião que já sediaram o JORI este ano, as cidades que ainda vão sediar o evento são: Votuporanga (16 a 20/8), Praia Grande (23 a 27/8), Itapetininga (30/8 a 3/9), Marília (13 a 17/9) e Bebedouro (20 a 24/9).

As 14 modalidades disputadas são atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.

No ano passado, mais de 300 cidades paulistas estiveram representadas nos JORI. Todas as cidades-sede recebem uma cerimônia oficial de abertura, com direito a desfile dos municípios participantes, acendimento de pira olímpica e juramento dos atletas.

Economia local

A realização dos jogos contribui para movimentar a economia das cidades que sediam a competição. As prefeituras disponibilizam os locais de competição, alojamentos, transporte e toda estrutura necessária. Somente em 2016, foram mais de 21 mil participantes, entre atletas, técnicos e demais profissionais envolvidos.

“Todo esse movimento de pessoas beneficia a economia local, principalmente os setores de turismo, hotelaria, compras, alimentação e serviços em geral”, afirma o secretário de Esporte, Paulo Gustavo Maiurino. Neste ano, o investimento do Governo do Estado na realização do evento será de R$ 2,5 milhões.

História

Os JORI começaram em 1994, com o evento “Caras e Coroas”, no Ginásio do Ibirapuera. Depois do sucesso do torneio, em 1995 foi iniciada a competição nos moldes atuais, organizada pela primeira-dama da época, Lila Covas.

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, que acompanha todas as edições dos JORI desde 1996, resumiu na última edição a responsabilidade em organizá-la:

“Acima de qualquer resultado esportivo, é contagiante perceber a alegria e o envolvimento de todos os participantes, a expectativa para a chegada dos JORI. Para nós, é um orgulho organizar este evento há 21 anos e presenciar estas pessoas que são exemplos para todos nós”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s