Brasil recebe o primeiro Pan Americano universitário da história

Capital paulista sedia a primeira edição do FISU AMERICA GAMES entre os dias 19 e 29 de julho

Nesta quinta-feira (19), São Paulo será palco do FISU AMERICA Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o esporte universitário. Ao todo, 11 países serão representados por seus alunos. Além do Brasil, disputam Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Paraguai, Honduras, México e Uruguai. Com todas as delegações, entre atletas e comissão técnica, São Paulo receberá cerca de 1500 pessoas para a disputa.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário) AMERICA. O presidente da CBDU, Luciano Cabral, comenta a expectativa para a competição: “Para o Brasil e para a CBDU, é uma honra sediar o primeiro pan-americano universitário. A CBDU tem tido a satisfação de ser pioneira em alguns eventos do calendário internacional do esporte universitário, como o Mundial de Futsal e o Beach Games Internacional, que foram duas modalidades que começaram no Brasil e depois ganharam o cenário internacional. E agora temos mais uma vez a oportunidade de sediar os primeiros Jogos Universitários Pan-Americanos. Estamos nos organizando, nos preparando para receber todos os países filiados à FISU America e realizarmos uma edição inesquecível”, afirmou.

Entre as modalidades disputadas estão atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, tênis e tênis de mesa. A competição também é pioneira no paradesporto. Pela primeira vez, paratletas universitários terão a chance de representar seu país em um evento internacional. Na categoria, o Brasil será representado por 129 alunos-atletas competindo nas modalidades tênis de mesa paradesportivo, atletismo paradesportivo e natação paradesportivo.

Os jogos serão marcados por presenças importantes do Esporte. Na cerimônia de abertura, que será realizada dia 20 de julho, às 19h, estão confirmados o ministro da pasta, Leandro Cruz, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley, o Presidente da FISU, Oleg Matytsin, o Presidente da CBDU, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto, presidente da FISU AMERICA.

Quem também marca presença e apadrinha o FISU AMERICA GAMES é o medalhista olímpico Gustavo Borges, que palestra para os atletas no dia 23 de julho, 15hs. A competição acontecerá no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s