Caçador conta sua história na cerimônia de abertura dos JASC

A cidade recebe a principal competição esportiva do Estado pela terceira vez; as duas primeiras foram em 1978 e 2012.

Foi uma grande noite a cerimônia de abertura dos 58º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), na sexta-feira (7), em Caçador. De acordo com a Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas estiveram presentes no Parque das Araucárias, local do evento e que contou ainda com o show da banda Jota Quest.

Esta é a terceira vez que o município sedia a competição (os JASC aconteceram na cidade em 1978 e 2012), que prossegue até no dia 16. O evento deste ano conta com a participação recorde de 121 municípios. Desde 2013, em Blumenau, a cerimônia não era realizada ao ar livre.

Na cerimônia foi apresentado o espetáculo que contou a história da cidade em três atos.

O primeiro contou como era rica – a floresta, com os índios habitando a região. Depois, a chegada dos primeiros habitantes, mostrou o conflito armado entre os caboclos defendendo a sua terra e os funcionários da linha férrea e da empresa colonizadora.

O segundo mostrou a chegada dos imigrantes através do trem, que auxiliaram no desenvolvimento do município. E, no terceiro os aspectos atuais de Caçador.

A parte oficial com a entrada de representantes dos 4,5 mil atletas e dirigentes, envolvidos nos JASC. Depois da execução dos hinos, o acendimento da pira olímpica ficou a cargo de Laurindo Nunes Filho, campeão da prova de 10 mil metros dos Jogos, bicampeão da maratona de São Paulo e quarto colocado do ranking brasileiro.

A presidente da Fesporte, Natália Lúcia Petry, enalteceu em seu pronunciamento a importância do professor de educação física, que é o responsável pela formação do atleta desde a base. “Sem eles não haveria esse tipo de competição”. Ela destacou que Santa Catarina ocupa lugar de destaque no cenário nacional.

O prefeito Saulo Sperotto lembrou que quando ocupava o cargo conseguiu que Caçador sediasse os JASC de 2012. A abertura oficial foi feita pela secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Girlene Borsoi.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s